O que faz o Psiquiatra?
Você ainda tem dúvidas sobre o que faz um Psiquiatra?
Então deixa eu esclarecer um pouco mais sobre o que eles fazem nos consultórios, clínicas, hospitais e consultas domiciliares.
O Psiquiatra é o médico que cuida da saúde mental das pessoas.
A saúde mental pode ser prejudicada por doenças como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, compulsões alimentares, fobias, esquizofrenia, transtorno bipolar e outras doenças que precisam de tratamentos com remédios.
Logo o médico psiquiatra é o responsável por prescrever a medicação mais adequada para cada paciente que esteja passando por algum tipo de sofrimento mental.
Medicamentos Psiquiátricos
Existem várias categorias de remédios psiquiátricos entre antidepressivos, moduladores de humor, remédios para dormir e outros.
O psiquiatra é o médico que se especializa em identificar e analisar por qual transtorno que o paciente está passando e qual o medicamento mais adequado dentre estas múltiplas possibilidades.
Porque não existe apenas um remédio para cada doença especificamente, existe aquele que vai se adequar aos seus sintomas aliados também.
A orientação de um especialista em psiquiatria para estes tipos de transtornos é muito importante porque em geral médico generalista é incapaz de identificar a melhor solução para doenças tão específicas quanto os transtornos mentais.
Casos perigosos podem ocorrer quando por exemplo um paciente que passa tomar um remédio para dormir quando deveria na verdade estar tomando um antidepressivo ou passa a tomar um antidepressivo e no lugar de um remédio mais específico e o que pode ocasionar um surto de mania o deixando muito agitado, exaltado e com muita insônia.
Por isso o melhor que você pode fazer em sintomas de depressão, de ansiedade, de compulsões, de síndrome do pânico, enfim, dentro do contexto de doenças psiquiátricas é procurar um médico psiquiatra na sua cidade ou na região mais próxima que puder encontrar.
É importante chamar a atenção também das pessoas que já estejam em algum tratamento psiquiátrico, tomando medicamentos e que sentiram uma excelente melhora.
Por favor, não interrompa a medicação de forma repentina sem a orientação do seu psiquiatra mesmo que já esteja se sentindo muito bem, isso pode representar um grave risco a sua saúde.